quarta-feira, 16 de junho de 2010

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A construção de Brasília foi desenvolvida com base na elaboração do plano de metas, do presidente Juscelino Kubitschek. O plano tinha cinco objetivos: energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação; que culminaria no sexto, a construção de Brasília.

Em apenas quatro anos a cidade foi construída, com estruturas metálicas e concreto armado, em pleno deserto e foi um marco do processo da modernização e da industrialização,em 1960 deu-se a inauguração oficial da nova capital.

Um concurso nacional deu a Lúcio Costa a incumbência do plano urbanístico dessa nova cidade.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O projeto, segundo ele: "nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz". Procurou-se uma boa orientação e melhor adaptação a topografia local, juntamente com a importância da técnica rodoviária

Os edifícios públicos foram elaborados por Oscar Niemeyer, que desenvolveu e alcançou uma relação dos edifícios com o Plano Piloto.

As fotos históricas, que retomam a construção de Brasília estão expostas numa matéria de abril de 2010, no site da Band: www.band.com.br/jornalismo/galeria.asp?ID=2899

Nenhum comentário:

Postar um comentário