sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo terminal rodoviário de Brasília terá cobertura parabolóide com telhas zipadas


14/Dezembro/2009
Novo terminal rodoviário de Brasília terá cobertura parabolóide com telhas zipadas

Projeto com formato paraboloide hiperbólico demandou clipes deslizantes e telhas zipadas para acompanhar a continuidade da estrutura

Luciana Tamaki

A cobertura de 12 mil m² da nova rodoviária de Brasília terá estrutura projetada em formato parabolóide hiperbólico (tubular): seu centro é plano, com inclinações nas pontas.

Divulgação: Isoeste
Cobertura tem caimento de até 2%


As obras da cobertura principal do Terminal de Passageiros da nova rodoviária de Brasília seguem em fase de acabamentos e arremates. Para a execução do serviço, foram utilizados clipes deslizantes e telhas zipadas, que acompanham a continuidade da estrutura e se acomodam ao formato parabolóide. A cobertura tem caimento de até 2%.

Divulgação: Isoeste
Detalhe de acabamento no Pilar
Para o sistema de coleta d'água, foram projetadas calhas duplas vedadas para impedir o derramamento de água. Um sistema de encaixe entre a estrutura e as calhas permite a regulagem do grau de sua inclinação, para que a calha acompanhe a mudança de direção da cobertura. A calha se insere à fachada e, mesmo com esta alteração na direção da coleta, a vista externa é a mesma em todo o perímetro da obra.

"Além de solucionar um problema técnico, também atendeu todo o perímetro e intermediárias, condizendo com os preceitos estéticos estabelecidos", afirma o engenheiro de projeto Luciano Simonassi, da Isoeste, empresa fornecedora das telhas empregadas na obra.

A construção do Novo Terminal Rodoviário de Brasília teve início no dia 17 de agosto de 2009, com data prevista para inauguração em fevereiro de 2010. Fica situado no Plano Piloto, num espaço de aproximadamente 61mil m² ao lado do shopping Metrô. No momento estão sendo instaladas as telhas do Terminal de Ônibus e Encomendas, de 5.700 m², e produzidos os materiais das Passarelas de Trânsito entre os terminais, de 560 m², com montagem prevista ainda para este ano.

Revista au

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