quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lançamento livro "De Plano Piloto a Metrópole: a mancha urbana de Brasília"


Livro originado da tese de doutorado de Jusselma Duarte de Brito, orientada por Sylvia Ficher

A obra realiza a investigação acerca de fatores que concorreram para que Brasília alcançasse sua configuração atual, apoiando-se em base documental referente à infraestrutura urbana implantada no território

O livro De Plano Piloto a Metrópole: a mancha urbana de Brasília tem origem em tese de doutorado de Jusselma Duarte de Brito, orientada por Sylvia Ficher e defendida em abril de 2009 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). É um dos títulos da Coleção Brasília Histórica 50 anos, organizada pela FAU/UnB para comemorar o cinquentenário da nova Capital Federal, e está sendo publicado com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sindsucon-DF). O lançamento será no dia 5 de maio, 20 h, na sede do Sinduscon: SIA trecho 2, lote 1.125, cobertura, Brasília – DF.

Trata-se de investigação acerca de fatores que concorreram para que Brasília, do ponto de vista global da aglomeração, alcançasse a configuração atual. Apóia-se em base documental referente à infraestrutura urbana implantada no território e, por meio de uma análise cronológica dessas obras e do estudo de suas localizações de fato, esboça um panorama desse processo desde o ano de 1955, quando se intensificaram as intervenções no local destinado à nova sede da Capital, até os dias atuais.

O desenho analítico proposto na pesquisa revela uma modelagem de ocupação territorial orientada por princípios do modernismo em sua face utópica, ponto de partida para implantação de núcleos isolados do centro urbano, que esteve na origem de entendimentos que naturalizaram tratamento diferenciado dispensado ao Plano Piloto de Brasília. De uma perspectiva morfológica, demonstra como a estruturação da mancha urbana de Brasília segue orientada por traçados, em alguns casos muito antigos, e por pontos fixos estabelecidos com a implantação de infraestrutura urbana. Tal revisão expõe ainda facetas extremamente negociadas, não facilmente reveladas diante de um cenário de expansão acelerada, ajudando a reconhecer a produção social da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário